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terça-feira, 17 de maio de 2011

conhecendo alguns os símbolos de Jesus Bom Pastor


Estes são alguns símbolos de Jesus Bom Pastor, poderá servir como apoio para o estudo e aprofundamento na catequese. I) CAJADO: Ferramenta de busca, sintonia e cuidado. “A tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23,2). O pastor não usa armas, apenas o bastão e o cajado. O cajado tinha aproximadamente 3 metros de comprimento e tinha a ponta curvada, como um gancho, que servia para impedir a queda das ovelhas à beira de barrancos e penhascos. Quando uma ovelha caia em um buraco, o cajado era utilizado para erguê-la, pois a ponta curva, em forma de gancho, se encaixava no peito da ovelha que era elevada de volta ao caminho. O pastor utilizava uma vara para proteger as ovelhas dos ataques dos lobos e outras feras. Outra finalidade do cajado era para dar um ritmo na caminhada, batendo o cajado cadenciadamente no chão, transmite o sinal de que está presente, seja na frente, seja no meio das ovelhas. Ao ouvir a batida, as ovelhas sabem que estão sendo acompanhada. II) OVELHAS: são animais débeis, e presas fáceis para os predadores, portanto, são dependentes da proteção do pastor não enxergam mais que 8 a 10 metros. Por isso o pastor sempre ia à frente com o cajado guiando-as por montanhas, vales, precipícios e penhascos, mantendo-as sempre no caminho seguro, evitando suas quedas ou afogamentos nas fortes correntezas. Elas não têm meios próprios de defesa, necessitam de alguém para defendê-las III) ALFORJE/SACOLA: Ferramenta que permite guardar aquilo de que o pastor precisa na viagem. “Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão/cajado, nem pão, nem sacola, nem dinheiro... (Mc 6,7) O alforje ou a sacola nos lembra que devemos aprender sempre e perdoar a cada dia. Guarde no seu alforje somente o que edifica o seu ser e consolida o amor. IV) SANDÁLIA: na Bíblia a sandália tem um significado simbólico, deveriam ser usadas durante a refeição pascal, em que os comensais , vestiam-se para realizar uma longa viagem, e eram normalmente tiradas ao entrar em casa (Ex.12,11), ou num lugar sagrado. “Tirai as Sandálias dos pés, pois o lugar onde estás é Santo". (Ex. 3). A sandália também significa a renúncia do poder ou a um direito (Dt 25,9-10), simplicidades, humildade, despojamento total. Os discípulos de Jesus não deveriam levar sandálias consigo em sua missão, como sinal de sua pobreza a serviço do evangelho.(Lc 10,4) V) LÂMPADA: Ferramenta para guiar o pastor em meio às trevas. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105) A lâmpada nos lembra que um pastor precisa valorizar a cada dia, a palavra de Deus. VI) PÃO/TRIGO: Ferramenta que permite alimentar as pessoas. “E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão” (Mateus 15:36). A ordem de Jesus ainda ecoa: dai-lhes vós mesmos de comer. É função do pastor satisfazer as necessidades das ovelhas. VII) TOALHA/MANTO: Ferramenta que permite que sirvamos e sejamos vistos como servos. “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se” (João 13,4). Jesus vestiu uma roupa própria de um escravo para poder lavar os pés dos discípulos, precisamos também despir-nos dos nossos orgulhos, e preconceitos, e simplesmente servirmos. VIII) BACIA/ÁGUA: Ferramenta que nos permite lavar os pés uns dos outros. “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (João 13:5) Jesus teve que se ajoelhar diante dos discípulos para lavar-lhes os pés, será que estamos dispostos a nos humilharmos para servir? A Água, lembramos que o Senhor é o nosso pastor. Ele nos conduz junto às fontes de águas puras, nos guia por bons caminhos, dando conforto mesmo nos momentos mais difíceis da vida. IX) ÓLEO: Ferramenta que nos leva a cuidar e aliviar o sofrimento. “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:6). Um pastor jamais pode esquecer-se da sua missão de aliviar a dor e o sofrimento das ovelhas. Conclusão: Não é fácil viver as características de Jesus Bom Pastor, mas só se justifica o exercício dessa função quando estamos dispostos a pagar o preço e usar as ferramentas adequadas para o cumprimento do propósito de Deus. Se, no entanto somos ovelhas, é importante que reconheçamos a simbologia que o nosso pastor precisa usar, para que o compreendamos e possamos ajudá-lo em seu cotidiano.
Ir. Nilva Costella

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2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.

CONCLUSÃO.

2.1- A Revelação Bíblica e os adultos

A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).

Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.

3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO

1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?

2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.


BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.