Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

CARDEAL DZIWISZ: APRENDAMOS DE JOÃO PAULO II A SABEDORIA E SANTIDADE


Cidade do Vaticano, 02 mai (RV) - No início da celebração eucarística de ação de graças pela beatificação de João Paulo II, celebrada na manhã desta segunda-feira, na Praça São Pedro, o Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, durante 38 anos secretário particular de Karol Wojtyla, em nome de todos os poloneses, agradeceu a Deus pelo dom da beatificação do Papa João Paulo II.
O purpurado recordou que "seis anos atrás, no momento das exéquias de João Paulo II, um forte vento fechou o Evangelho colocado sobre o esquife. Novamente hoje, abrimos o livro de sua vida para relê-la e aprender desse livro a sabedoria e santidade".
"Pegando, hoje, o formulário da missa previsto para a comemoração do Beato João Paulo II, de alguma forma, inauguramos o culto público. Que isso se torne para nós uma inspiração no caminho de fé, esperança e amor" – disse ainda o Cardeal Dziwisz.
O purpurado agradeceu a Santa Sé, em nome do episcopado polonês, especialmente a Congregação das Causas dos Santos, pelo compromisso em favor da beatificação, e acrescentou: "Agradecemos ao Santo Padre pela decisão de abrir o processo de beatificação e canonização de João Paulo II e por ter confirmado a heroicidade de suas virtudes e do milagre, e também por ter escolhido o Domingo da Divina Misericórdia como dia de sua beatificação."
O Cardeal Dziwisz agradeceu também as autoridades romanas pela preparação e acolhimento dos peregrinos de várias partes do mundo. Enfim, agradeceu a Itália pela simpatia, cordialidade e acolhimento do Papa Wojtyla e por tê-lo acompanhado em seu longo pontificado. "Esse lindo país tornou-se para ele a segunda pátria. Obrigado de coração em nome do Beato João Paulo II" – concluiu o cardeal-arcebispo de Cracóvia. (MJ)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A fé cristã é nossa resposta livre e pessoal à Palavra de Deus, que nos interpela em Jesus Cristo(CR nº246). Só quem tem fé, se arrisca no amor de Jesus Cristo! Deixe o seu recado:

2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.

CONCLUSÃO.

2.1- A Revelação Bíblica e os adultos

A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).

Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.

3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO

1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?

2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.


BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.