sábado, 24 de março de 2012
PLANO INICIAL DA CATEQUESE DIOCESANO-2012 -2014
OBJETIVO GERAL: CATEQUIZAR COM JESUS NO CORAÇÃO E OS PÉS NA REALIDADE.
OBJETIVO ESPECIFICO: PROPORCIONAR O ENCONTRO COM JESUS CRISTO, FAZENDO-O DISCIPULO MSSIONARIO DO REINO DE DEUS.
“MESTRE ONDE MORAS?” VENHAM E VOCÊS VERÃO”.(Jo 1,39)
AS METAS DEVEM VISAR A INICIAÇÃO CRISTÃ COMO PONTO CHAVE.
METAS DIOCESANAS?
1ª. Elaborar e implantar as diretrizes da catequese diocesana.
COMO EXECUTAR?
Através de reuniões
QUEM?
Todas as coordenações de catequese, equipe de formação.
META DIOCESANA
2ª -Elaborar e unificar o material didático para catequese
COMO EXECUTAR?
Buscando elaborar um material com a realidade diocesana.
QUEM?
Coordenação diocesana, coordenação de região e equipe de formação
META DIOCESANA
3ª-Envolvimento dos pais ou responsável na vida catequética dos seus filhos.
COMO EXECUTAR?
Conscientização por meio de palestras e visitas bimestrais ou trimestrais em todos os níveis de organização.
QUEM?
Coordenação diocesana, coordenação de região, coordenação paroquial, pároco, Irmãs, catequistas e Pastoral da família.
META DIOCESANA
4ª-Implantar o mês da catequese com ação social. Mês de outubro.
COMO EXECUTAR?
Segundo a realidade do local.
QUEM?
Coordenação diocesana, coordenação de região, coordenação paroquial, Pároco, Irmãs, catequistas.
META DIOCESANA
5ª-Formação para coordenadores – diocesano, região e paroquial.
COMO EXECUTAR?
Anual
QUEM?
Assessor.1ª Assembléia Diocesana 02 a 04 de março de 2012
METAS REGIÃO PASTORAL
1ª-Envolvimento dos pais e responsáveis na vida catequética dos seus filhos.
COMO EXECUTAR?
Conscientização por meio de palestras bimestrais ou trimestrais.
QUEM?
Coordenação diocesana, coordenação de região, coordenação paroquial, pároco, irmãs, catequistas e Pastoral da família.
METAS REGIÃO PASTORAL
2ª-Buscar mais momentos de formação e partilha
COMO EXECUTAR?
Duas vezes por ano.
QUEM?
Coordenação de região.
METAS REGIÃO PASTORAL
3ª-Retomada da escola catequética.
COMO EXECUTAR?
Motivando/incentivando os catequistas
QUEM?
Assessor e coordenador de região.
METAS REGIÃO PASTORAL
4ª-Dizimo mirim
COMO EXECUTAR?
Envio de material e formação.
QUEM?
Assessor e coordenação diocesana; Coordenador do dizimo.
METAS REGIÃO PASTORAL
5ª -Formação para coordenadores.
COMO EXECUTAR?
Bimestral.
QUEM?
Coordenador de região.
META PAROQUIAL
. 1ª-Promover a espiritualidade do catequista por meio de retiro
COMO EXECUTAR?
Duas vezes no ano.
QUEM?
Assessor, Coordenador de região e coordenador paroquial.
META PAROQUIAL
2ª -Implantar a liturgia catequética e missa.
COMO EXECUTAR?
Motivando/incentivando o catequizando
QUEM?
Coordenador paroquial, coordenador de catequese da comunidade, coordenador de liturgia, catequistas
META PAROQUIAL
3ª-Buscar mais momentos de formação e partilha.
COMO EXECUTAR?
Duas vezes por ano.
QUEM?
Coordenação de região, coordenação paroquial.
METAS REGIÃO PASTORAL
4ª-Coral do catequizando
COMO EXECUTAR?
De acordo a realidade local.
QUEM?
Coordenador paroquial, Irmãs, leigos, e Pároco.
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2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA
A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.
CONCLUSÃO.
2.1- A Revelação Bíblica e os adultos
A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).
Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.
3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO
1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?
2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.
BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.
CONCLUSÃO.
2.1- A Revelação Bíblica e os adultos
A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).
Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.
3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO
1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?
2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.
BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.
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