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sábado, 15 de outubro de 2011

Formação de Catequista "Somos eternos nômades, em busca de Deus."

 1ª REFLEXÃO
VOCAÇÃO E MISSÃO DO PROFETA NA BÍBLIA

Profeta: homem cheio do Espírito de Deus, que à luz da fé enxerga a situação em que vive. Anuncia a Palavra de Deus e denuncia o pecado. Ser profeta não é profissão e cargo. É vocação e missão na comunidade.
Para refletir em grupos:
1.Deus chama para uma missão e espera uma resposta.
Moisés: Ex 1, 1-22 e 4, 1-18.
a)Como vive o povo no Egito?
b)Que proposta Deus faz a Moisés?
c)Como Moisés reage?
d)Que resistências Moisés apresenta?
e)Qual a resposta final de Moisés?
Isaías: Is 6, 1-9
a)Qual o chamado de Deus?
b)Qual a reação de Isaías?
c)Que desculpas apresenta?
d)Qual a resposta de Isaías?
Aprofundar também a vocação de Samuel (1Sm 3, 1-21); Jeremias (Jr 1, 4-19); Ezequiel (3, 16-27); João Batista (Lc 1, 76-79 e Lc 3, 4-14).
2.A Palavra do profeta não se reduz à palavra; é interiorizada na vida e provoca mudanças, conversão e justiça.
Ler os textos: Jr 28, 5-16; Ex 3, 1-15; Am 2, 6-16; Am 5, 12-24; Is 5, 8-10; Is 8, 13-17; Jl 1, 13-20
a)Quais as mudanças que o profeta exige?
b)O que o profeta denuncia?
c)Que mudanças acontecem?
3.O profeta sente o peso da sua missão. Tem consciência de que não fala em seu nome, mas em nome de Deus. Enfrenta obstáculos e provações.
Ler os textos: Jr 20, 7-10; Dn 6, 1-29; Am 7, 10-17; Ex 5, 1-23.
a)Que obstáculos os profetas enfrentam?
b)Qual a reação dos profetas?
c)Qual a segurança do profeta?
4.O chamado de Deus em nossa vida.
a)Como, quando, onde e porque despertou dentro de você a vocação de catequista?
b)Você sentiu ou ainda sente resistências: em você, na família e na comunidade? Como você superou ou está superando estas resistências?
2ª REFLEXÃO:
JESUS CRISTO, O GRANDE PROFETA

“Um Grande Profeta surgiu entre nós. Deus voltou os olhos para seu povo” (Lc 7, 16).
1. Jesus Cristo é o centro, o modelo e a finalidade da Catequese. Jesus é o maior dos Profetas: Hb 1, 1-12. A missão de Jesus: Lc 4, 14-30.
a)Qual a missão de Jesus?
b)Como Jesus é aceito?
c)Qual a atitude dos que não aceitam a proposta de Jesus?
2. “Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os “escribas” (Mc 1, 22).
a)Quais os grandes ensinamentos de Jesus? (CR 189 e 194).
b)Qual a prática de Jesus (CR 191 e 192).
c)Qual o exemplo de Jesus?
d)Jesus se coloca acima da lei (Mt 12, 1-18); é severo contra a hipocrisia (Lc 11, 52; Mt 15, 1-9; Jo 2, 13-17); come com os pecadores (Mc 2, 13-17); vai em busca da ovelha perdida (Lc 15, 1-32); a morte como conseqüência (Jo 11, 49-50).
3. Jesus, por sua vez, chama para uma missão (Mt 4, 18-22); Mt 8, 18-21; Lc 10, 1-2; Mt 19, 16-22).
a)Como Jesus chama?
b)Que exige dos que o seguem?
c)Como respondem ao chamado?
5.O chamado de Jesus em nossa vida de catequistas.
a)De tudo o que refletimos, o que mais lhe chamou atenção? Por quê?
b)Seguindo os passos de Jesus, como deve ser o catequista?
c)O que você, como catequista, acha mais difícil no seguimento de Jesus?
3ª REFLEXÃO:
IGREJA: COMUNIDADE


1.Façam um listagem das características da Igreja para ela ser realmente “comunidade”.
2.Confiram tais características na realidade da sua própria comunidade eclesial. O que há de positivo? O que deve melhorar?

Documento n. 26 “Catequese Renovada”, nn 144 a 148)
3.Dentro desta visão de Igreja, como fica o catequista como profeta?
4.Os catequistas têm voz e vez na sua comunidade? De que modo participam concretamente na vida da comunidade?
5.Como os catequistas podem contribuir, através da catequese, para a construção da comunidade local?
4 ª REFLEXÃO:
A IGREJA NA PERSPECTIVA DO REINO DE DEUS
Trabalho em grupos:
1.Qual a missão profética da Igreja?
2.A comunidade da Igreja não pode fechar-se sobre si mesma, mas “tem como horizonte o Reino de Deus”. Que significa isto?
3.Evangelização é: anúncio da mensagem de Cristo; denúncia profética; testemunho, erigindo sinais de comunhão e participação; ação libertadora. Explique cada aspecto.
4.Como concretiza sua comunidade estes aspectos da evangelização? Qual o aspecto que deve ter mais atenção na sua realidade? Por quê?
5.Os catequistas, como porta-vozes da comunidade (cf. CR n. 145), participam de um modo especial na missão profética e transformadora da Igreja. Como isto se mostra na própria catequese? Como a catequese leva os catequizandos a uma consciência crítica e a uma ação transformadora?
6.O caminho do profeta é marcado pela humildade e abnegação, pobreza e perseguição. Nós, catequistas, temos experiência disto? Como? Que podemos fazer para, juntos, sermos mais fortes, corajosos e perseverantes (cf. Doc. CR n. 151)?

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A fé cristã é nossa resposta livre e pessoal à Palavra de Deus, que nos interpela em Jesus Cristo(CR nº246). Só quem tem fé, se arrisca no amor de Jesus Cristo! Deixe o seu recado:

2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.

CONCLUSÃO.

2.1- A Revelação Bíblica e os adultos

A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).

Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.

3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO

1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?

2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.


BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.