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sábado, 26 de junho de 2010

ENCONTRO DE CATEQUESE EM BRASÍLIA

O tema da Iniciação Cristã é desdobramento de
Vaticano II – Evangelii Nuntiandi
Catechesi Tradendae 1977
Diretório Geral p/ Catequese - 1997
Diretório Nacional de Catequese 2001-2006
Aparecida 2007
Diretrizes Gerais da CNBB 2008-2011
Brasil na Missão Continental 2008... e outros...
A tema "Iniciação
à Vida Cristã" foi tema
prioritário da 47a. AG da CNBB
e da 3a. Sem. Bras. de Catequese
Fala-se que é um dos possíveis
temas do próximo Sínodo dos Bispos
A INICIAÇÃO SÓ CABE NUM
MODELO DE IGREJA
MISSIONÁRIO - EVANGELIZADORA
NOSSA CATEQUESE ATUAL APESAR DE GRANDES RENOVAÇÕES
provém de um modelo de Cristandade
e não responde mais à nossa época.
Daí a exigência de uma mudança de paradigmas e não apenas algumas alterações... (maquiagem...)
Descompasso entre a
Prática sacramental – ministério dos Sacramentos
E a Evangelização – Pregação – Catequese – ministério da Palavra
Iniciação Cristã:
Processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus;
não se reduz à catequese, que é um elemento muito importante do complexo processo pelo qual alguém é iniciado na fé cristã.
Iniciação Cristã:
Teologicamente falando a verdadeira iniciação se dá na celebração (recepção) dos sacramen-tos do Batismo, Eucaristia e Crisma
chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação.
Trata-se de uma iniciação que poderíamos chamar de sacramental ou ontológica.
Pela doutrina do “ex opere operato”
ou seja, uma vez realizado o sacramento com fé e com todos os requisitos canônico-litúrgicos, realiza-se o efeito salvífico significado pelo rito sacramental,
a Igreja professa que todo batizado é verdadeiramente incorporado em Cristo Jesus e começa a fazer parte de seu Corpo Místico, do Povo de Deus, da Igreja.
A expressão iniciação cristã
passou a significar todo o processo pós-batismal percorrido para se chegar a esta profunda realidade da fé do ponto de vista experiencial e existencial.
É a iniciação que, uma vez realizada sacramentalmente, faz com que a pessoa se conscientize,
assuma e viva plenamente essa maravilhosa realidade da vida divina comunicada pelo mergulho (batismo) no mistério pascal de Cristo Jesus.
O Catecumenato
A história nos ensina que a partir do II século, o catecumenato foi o grande caminho e processo de difusão e comunicação da fé cristã.
Ele foi-se estruturando e tornou-se uma das mais eficazes práticas pastorais de toda a história bimilenar da Igreja.
Através de uma robusta e intensa prática evangelizadora,
de formação moral-doutrinal (catequese)
e litúrgico-celebrativa (liturgia)
as comunidades cristãs preparavam cristãos verdadeiramente fiéis, praticantes, destemidos e corajosos
a ponto de enfrentarem o martírio provocado pelas intimidadoras e apavorantes perseguições do Império Romano .
Catecumenato
como processo Iniciático
que hoje se quer recuperar.
Importância do conceito de
Mistério... ação de Deus.
Mística – Espiritualidade.
Iniciação (processo místico) x
aprendizado escolar, curso...
designa propriamente o
2o. Tempo do processo
mas se aplica
impropriamente a
todo o processo que
deveria ser chamado de
Iniciação à Vida Cristã
Com o RICA e
outros documentos
popularizo-se a expressão
Iniciação Cristã.
Cuidado para não
desgastar esse conceito
Neo-catecumenato:
distinção, limites
e valores.








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A fé cristã é nossa resposta livre e pessoal à Palavra de Deus, que nos interpela em Jesus Cristo(CR nº246). Só quem tem fé, se arrisca no amor de Jesus Cristo! Deixe o seu recado:

2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.

CONCLUSÃO.

2.1- A Revelação Bíblica e os adultos

A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).

Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.

3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO

1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?

2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.


BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.